Vivência Maha Lilah

   “Não se pode encontrar a solução de um problema, usando a mesma consciência que criou o problema. É preciso elevar a sua consciência.” Albert Einstein.  

   Como podemos elevar a nossa consciência? Conheci há 2 anos um jogo capaz de auxiliar neste processo terapêutico. Após jogá-lo com dezenas de pessoas e comigo mesma, percebi o potencial desta ferramenta terapêutica que utiliza o conhecimento milenar herdado da filosofia Hindu.

    É um conhecimento capaz de abrir caminhos internos para a autorrealização.

    O Maha Lilah é um método de autoconhecimento, uma ferramenta para transformação interior. É um antigo jogo Indiano que apresenta com muita clareza o nosso processo emocional.

    O propósito do jogo é revelar os estados de consciência que as pessoas estão sujeitas em seu processo de crescimento pessoal.

    É um jogo de tabuleiro com 72 casas e cada casa representa um estado de consciência.

    O jogo auxilia o jogador a buscar e encontrar respostas para questões da vida de forma lúdica, dinâmica e instigante.

    O método consiste em ajudar o jogador/buscador a se situar na jornada da Vida, identificando aspectos de sua personalidade que precisam ser transformados para que ele possa transpor os obstáculos que surgem em seu caminho, absorvendo as lições necessárias.

    Maha= Grande, Poderoso, rico, abundante, Lilah (Leela) = é um conceito hindu de passatempo, brincadeira ou jogo. Pode significar Jogo da Vida. Para os indianos, Leela (Lilah) significa brincadeira divina, acontecimentos nos tiram de nossa jornada, podem ser desafios para que se aprenda uma nova habilidade ou
alguma dádiva que enriquece a vida de significado.

    Acredita-se que a filosofia na qual se baseia o Maha Lilah tenha sido criado e
desenvolvido pelos rishis, grandes sábios da Índia Antiga, há mais de 2.000 anos. Os tabuleiros mais antigos são do século XVII.

    O ponto de partida do Jogo é o Autoconhecimento.

   Maha Lilah é um acelerador do processo terapêutico e tem o poder de fazer com que o indivíduo se localize na Jornada da Vida, tendo uma visão clara dos aspectos de sua personalidade que precisam ser transformados. Isso acontece de forma espontânea dentro do jogo, através de um fenômeno muito utilizado no universo terapêutico, a Sincronicidade.

    Sincronicidade é um fenômeno que envolve a leitura de sinais que se manifestam através de sonhos, coincidências misteriosas, encontros inusitados, símbolos ou pequenos detalhes da vida que por distração, deixamos de perceber no cotidiano recados da vida.

   A Sincronicidade é a Linguagem do Mistério, e o mistério é o campo de trabalho do Maha Lilah.

   Podemos confiar nos sinais que o mistério nos oferece. No Ocidente,
trabalhamos com aspectos lógicos dos eventos de causa e efeito. A mente lógica julga tudo o que não compreende.

    Segundo Carl Gustav Jung, sincronicidade é a união de eventos internos e externos de uma maneira que não pode ser explicada por causa e efeito e que seja significativa para o observador.

    O jogo nos auxilia a nos movimentar de forma clara na vida pois o que normalmente nos paralisa são as nossas defesas internas tais como medo, apego, raiva, ciúme, inveja, comparação, ressentimento, negatividade, egocentrismo…

    O nosso maior inimigo no Jogo e na Vida, somos nós mesmos, através de
resistências internas, apegos e zonas de conforto que nos impedem de avançar.
Por um lado você deseja se mover e por outro prefere não sair do lugar. É essa
contradição que nos mantém paralisados, pois mesmo insatisfeitos em relação a
determinado aspecto da vida, o lugar atual é conhecido e nos acomoda. Mesmo sendo uma situação difícil, mergulhada em sofrimento.

    O Maha Lilah é um Jogo de Autoconsciência e autoconhecimento que nos dá a
clareza necessária para vermos onde estamos atolados em nossa vida. É uma vivência terapêutica e simbólica.

    Quando jogamos saímos do modo racional de funcionamento cerebral e acessamos o modo simbólico, intuitivo e curativo, saímos da mente que criou o problema para um estado de mente-resolução e passamos a ver as coisa de um ângulo diferente. Logo, temas difíceis em nossa vida são acessados de maneira mais equilibrada.

    Na Psicologia profunda, olhar para o símbolo é olhar para dentro e assim
transformamos a nossa jornada.

    O nosso grande objetivo na vida é encontrarmos a nossa verdade e a nossa essência divina e a vivência do Maha Lilah facilita essa conexão. Os benefícios desse processo são incontáveis.

    Ficou curiosa(o) quer agendar uma sessão comigo para que eu possa te explicar melhor como essa vivência pode te ajudar?
Entre em contato pelo Whats app que eu te oriento sobre o processo que irá ajudar a mudar a sua vida.

 

Daniele Flor Psicoterapeuta Integrativa